Muito bem-vindas

Resultado de imagem para economizar gasolina

10 maneiras de gastar menos com gasolina

Governo aumentou o imposto sobre combustíveis

Homem com porquinho em carro

Homem segura cofre de porquinho em carro:: saiba economizar combustível em tempo de alta dos preços (SIphotography/Thinkstock)

São Paulo – Nem bem o governo anunciou o aumento do PIS/Cofins sobre combustíveis na quinta-feira (20), na sexta (21) já era possível verificar uma alta de 0,30 a 0,40 centavos no preço da gasolina em alguns postos.

Como forma de fazer com que o aumento do preço não pese no orçamento familiar, é bom lembrar de algumas dicas básicas sobre como economizar combustível. Veja abaixo quais são elas:

1 – Evite aceleradas e freadas bruscas

Ao dirigir, acelere de modo gradativo, utilizando apenas a força necessária principalmente entre as passagens de marchas, enquanto estiver acionando a embreagem. Ao avistar o farol vermelho, também reduza gradativamente a velocidade, e não freie e acelere novamente de forma rápida. Dessa forma, demandará menos energia do carro, o que economiza combustível.

2 – Realize manutenções preventivas

Com uma boa manutenção, conforme o manual do proprietário, vai manter o consumo de combustível indicado para aquele modelo.

3 – Não estique as marchas

O mais aconselhado é levar cada marcha até a rotação intermediária antes da troca para a próxima. Dessa forma, o carro não “arranca” ao chegar próximo à potência máxima de cada marcha, conforme explica Roberto Manzini, proprietário do centro de pilotagem que leva o seu nome.

4 – Mantenha os pneus calibrados

Estudos realizados por fabricantes de veículos indicam que pneus mal calibrados podem elevar em média 6% o consumo de combustível.

5 – Planeje o caminho

Evite, sempre que possível, voltas desnecessárias e tempo a mais no trânsito. Quando não souber o caminho, apele para a ajuda de GPS e aplicativos no celular, inclusive para evitar vias congestionadas. É preferível fazer um trajeto mais longo rapidamente do que optar por um curto e ficar parado no trânsito, explica o especialista em pilotagem Roberto Manzini.

6 – Evite carregar peso

Um carro pesado força o motor e aumenta o consumo do combustível. Para cada 50 kg de peso extra, o consumo pode aumentar 1%, segundo o manual do Conpet.

7 – Remova bagageiros que não estão sendo utilizados

Bagageiros adaptados criam resistência ao deslocamento do veículo, aumentando o consumo de combustível.

8 – Escolha um veículo que consuma menos combustível

Uma maneira de economizar combustível logo de saída é consultar o ranking de carros com menor consumo de combustível do Inmetro na hora de comprar ou trocar o carro.

9 – Pesquise preços

Para economizar combustível, vale dar uma conferida se o preço cobrado pelo posto está na média dos postos da região. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) faz esse levantamento semanalmente. É possível consultar a média de preços de cada tipo de combustível por estado e município aqui.

10 – Escolha o combustível certo

O álcool é mais vantajoso quando corresponde a 70% do valor da gasolina. Para fazer esta conta de forma rápida, basta utilizar aplicativos como o Gasnol.

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/10-maneiras-de-gastar-menos-com-gasolina/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s